Não é novidade para ninguém, que as fachadas dos empreendimentos precisam ser pintadas constantemente. Porém, o que poucos sabem é que, antes de pintar é preciso saber como está a saúde daquela fachada, e é aí que entra o teste de percussão.
Sei que o nome pode parecer assustador. Mas, não é nenhum bicho de sete cabeças.
Com o passar dos anos, e devido a diversos agentes externos, como, chuva, sol, maresia, as fachadas dos prédios começam a adoecer, e então surgem manchas, fissuras, trincas, e um problema conhecido pela grande maioria das pessoas, como desplacamento.
Como o próprio nome indica, alguns pontos da fachada começam a “desplacar”, ou seja, começam a se soltar. Alguns desses pontos soltos caem, mas não são todos, alguns permanecem parcialmente presos, e são imperceptíveis ao olho humano, o que é um grande risco para os usuários e transeuntes.
Então, como identificar se há algum ponto solto na fachada?
– Com o teste de Percussão.
O objetivo do teste é identificar as patologias da fachada, como, argamassa não aderente, descolamento de fachada, cerâmicas soltas.
• Como é feito o teste de percussão?
O teste de percussão é um serviço relativamente simples, um profissional capacitado vai até à fachada do edifício e dá batidas leves na fachada com um martelo de borracha ou nylon e verifica o som emitido.
Dependendo do som, o profissional consegue saber se a fachada está em boas condições ou não.
Se o som for cavo (ou som oco, como também é conhecido), é um sinal de que há algum problema na fachada.
Caso esses pontos ocos, não sejam tratados antes da pintura, a fachada pode apresentar problemas futuros, como rachaduras, infiltrações ou até mesmo descolamento e queda de partes da fachada. Então, não se esqueça, antes de pintar a fachada é preciso fazer um teste de percussão.
Mas não somente nesses casos, é importante fazer como uma medida preventiva também.
Você já deve ter visto prédios com algumas demarcações na fachada, círculos, setas.
Pois bem, são marcações dos pontos que precisam ser corrigidos.
A partir dessas marcações, são feitas anotações na planta gerando um mapeamento da fachada com todos os pontos de correção.
• Teste de Percussão antes da pintura, evita gastos imprevistos
Se for realizado o teste de percussão antes da revitalização da fachada, não existirão surpresas no valor final de serviço, já que todos os possíveis problemas foram identificados previamente.
Por outro lado, se a empresa contratada para fazer a pintura da fachada, não fizer o teste, ela pode encontrar problemas no decorrer do serviço, o que fatalmente acarretará em mudanças significativas no valor final.
• Teste de percussão garante a segurança dos usuários
O teste de percussão serve para identificar problemas na fachada que não são visíveis, permitindo que o conserto desses defeitos seja feito, antes que se tornem mais complexos, garantindo então a segurança de todos.
Realizar o teste, periodicamente faz com que a fachada fique sempre em boas condições.
Então, se vai fazer a pintura da fachada, ou se nunca fez um teste de percussão no seu empreendimento, fale com um especialista e realize esse serviço o quanto antes, eu tenho certeza que será um grande aliado, tanto para a pintura, quanto para a sua gestão predial.